segunda-feira, 15 de junho de 2015

Mapa da fome

O Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome em 2014, segundo relatório global da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado hoje (16) em Roma. A FAO considerou dois períodos distintos para analisar a subalimentação no mundo: de 2002 a 2013 e de 1990 a 2014. Segundo os dados analisados, entre 2002 e 2013, caiu em 82% a população de brasileiros em situação de subalimentação. A organização aponta também que, entre 1990 e 2014, o percentual de queda foi de 84,7%.

O relatório mostra que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, atingiu no Brasil nível menor que 5%, abaixo do qual a organização considera que um país superou o problema da fome. 
  Temos que analisar que sair do mapa da fome, em 2014 é um grande avanço para as políticas publicas brasileiras, porém existem diversas controvérsias sobre, alem do modo de pesquisa.
  Segundo Ali Kamel em seu livro “não somos racista” esta pesquisa feita através de órgãos da ONU estaria mal feita, e em suas respostas teriam um olhar muito vago para a questão da desnutrição em nosso país.

O mapa da fome pode se correlacionar com IDH de maneira econômica.

+ alimentos são comprados, + alimentos são vendidos, + circulação de moeda, + economia estabilizada... Ou ate mesmo + alimentos+ produção + PIB + salário + compras + produçao



http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2014/setembro/brasil-sai-do-mapa-da-fome-das-nacoes-unidas-segundo-fao

Nenhum comentário:

Postar um comentário